top of page

Sabe porque hoje é o Dia Mundial da Abelha?


Dia 20 de maio foi o dia escolhido para se tornar o Dia Mundial da Abelha, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, de forma a relembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável.


Mas porquê neste dia?!

A data de 20 de maio foi escolhida para ser o dia Mundial da Abelha por ser o dia do nascimento de Anton Janša, esloveno nascido no século XVIII que foi pioneiro na criação e uso de técnicas modernas no mundo da apicultura.

As abelhas, borboletas, morcegos, pássaros, entre outros animais, estão cada vez mais ameaçados pelas atividades humanas, este alerta surge novamente pela ONU. Lamentavelmente, a percentagem de insetos polinizadores desceu 25% nos últimos trinta anos.

A maioria das cerca de 30 mil espécies de abelhas contribui para a polinização das plantas. Segundo a ONU, estes insetos não ajudam apenas a garantir a abundância de frutas, nozes e sementes, fomentam também a sua variedade e qualidade, o que é crucial para a cadeia alimentar e consequentemente vital para a nutrição humana.

Para percebermos a sua importância na nossa sociedade, até em termos económicos, importa referir que o “trabalho” das abelhas representa anualmente entre 235 a 557 mil milhões de dólares de acordo com os dados da Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services. Fonte: João Ribeiro » Shifter & Mood Sapo

"Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana." - Albert Einstein

bottom of page