top of page

Mais 400 mil euros para a destruição dos ninhos de Vespa Velutina


O Governo reforçou o apoio para a campanha nacional de destruição dos ninhos de Vespa Velutina com mais 400 000 euros para ajudar os municípios que demonstrem a destruição dos ninhos.


No dia 1 de fevereiro foi publicado, através do Despacho n.º 1147/2019, um apoio no valor de 1 000 000 de euros para apoiar a campanha nacional de destruição dos ninhos de Vespa Velutina durante o ano de 2019. No entanto, "considerando o elevado número de candidaturas apresentadas junto do FFP, torna-se necessário reforçar a dotação orçamental inicialmente prevista", pode ler-se no reforço publicado em Diário da República (Despacho n.º 6248/2019).

A presença da "Vespa Asiática" tem vindo a aumentar no nosso país ao longo dos anos, "afetando diversos setores, em particular o da apicultura, mas também outros, como o agrícola e o florestal, pela diminuição da quantidade de insetos polinizadores e óbvios efeitos que causarão sobre a sustentabilidade dos respetivos ecossistemas". Este apoio concedido aos municípios visa contribuir decididamente para a redução do efetivo desta espécie no território nacional, bem como, para o controlo da sua dispersão. O Despacho n.º 6248/2019 pode ser lido na íntegra, clicando aqui.

Fonte: Diário da República.

bottom of page